WOP – Workshop

O objeto emancipado

José Alberto Ferreira · PT

18, 19 Out · 10h – 13h

20 Out · 10h – 14h

Teatro de Ferro · Sala de Ensaios

Duração Total: 10h

Inscrição obrigatória até 15 Out: comunicacao@fimp.pt
© Susana Neves

A partir da leitura de textos de Jean Baudrillard, Ghérasim Luca, Eugenio Castro, Michel Serres, Bruno Latour, Graham Harman, entre outros, procura-se reposicionar objetos e coisas da cena em relação com um mundo onde as ontologias verticais hierárquicas são substituídas por ontologias planas, horizontais.

Em cada sessão, os textos serão material para a experimentação, leituras-a-fazer, em busca da tradução prática de conceitos e questionamentos estéticos, teóricos e ideológicos.

 

Docente no Departamento de Artes Cénicas da Escola de Artes da Universidade de Évora, onde lecciona disciplinas da área da história e estética do teatro. Enquanto colaborador do Centro de História de Arte e Investigação Artística (CHAIA) da Universidade de Évora, integra vários grupos de investigação na área do teatro. Tem vários livros publicados, e colaboração dispersa em vários jornais e revistas, nacionais e internacionais. Colabora com várias organizações de formação, festivais e instituições na área da programação artística e cultural. Fundou e dirigiu o Festival Escrita na Paisagem (2004-2012), no âmbito do qual programou inúmeros projetos e criações de artistas nacionais e internacionais. Foi o curador português do projecto INTERsection: intimacy and spectacle, integrado na Quadrienal de Praga 2011. Curador dos Ciclos de São Vicente e de A Kadela Anda Lusa, festival indisciplinar.

 

Teatro de Ferro

Travessa da Formiga nº65

Espaço 2, Piso 1, Porto

223 700 011

Contactos

Travessa da Formiga nº 65
Espaço 1, Piso 1
4300-207 Porto
(+351) 223 320 419

financiamento
parceiros
parceiros
apoios
apoio à divulgação