Jinn

Carlos Guedes, Kirk Woolford, Kiori Kawai, Cristina Ioan · EAU

20 Out · 19h

Rivoli · Grande Auditório

35' · M12

© Kirk Woolford

Coreografia e dança ao vivo Kiori Kawai

Música e eletrónica ao vivo Carlos Guedes

Captura e síntese visual de movimento e video compositing Kirk Woolford

Flautas Cristina Ioan

Desenho de luz Simon Fraulo

Coreografia e dança em vídeo Nella Turkki

Vídeo Saguenail

Gravação de som e assistência técnica João Menezes

Apoios New York University Abu Dhabi, University of Surrey

O termo Jinn significa "ser invisível" em árabe. Os Jinn são seres sensíveis compostos de matéria subtil. Antes do período islâmico eram considerados protetores espirituais. No Alcorão há a menção de que os Jinn são criados por ventos escaldantes e fogo sem fumo. O conceito de Jinn é utilizado neste trabalho como uma metáfora sobre a relação entre a dança e música, e mais uma etapa no trabalho de colaboração entre Carlos Guedes e Kirk Woolford em interação audiovisual com dança, desta vez em colaboração com Kiori Kawai, Nella Turkki, Cristina Ioan e Saguenail.

 

Kiori Kawai (Japão, 1978) é uma performer, coreógrafa e artista de instalação. Criou o seu vocabulário de improvisação baseada nas técnicas de meditação, Kinetic Awareness, Contact Improv, yoga e outros tipos de treino em dança/movimento. Esta experiência levou-a criar instalações interativas que incluem o movimento corporal em esculturas cinéticas. http://kiorikawai.com/

 

Carlos Guedes tem uma atividade multifacetada em música, contando com vários trabalhos em dança, teatro, performance, cinema, instalações interativas, para além de música instrumental. O seu trabalho é apresentado internacionalmente com frequência, mais recentemente no SICMF 2017 (Seul), ICMC 2017 (Xangai), CMMR 2017 (Matosinhos), e Beijing Modern Music Festival 2016. É professor associado em música na New York University em Abu Dhabi. www.carlosguedes.org.

 

Kirk Woolford é pioneiro no campo dos media imersivos, tendo criado experiências imersivas e performances como um método para explorar ideias, tecnologias e culturas. O seu trabalho tem sido apresentado em festivais e locais como Shanghai eArts, ARCO Madrid, Art Cologne, P.S.1 (MoMa), Bienal de Veneza, Ars Electronica, ISEA e SIGGRPAH. Kirk Woolford é professor de media digitais e diretor do Centre for Emergent Media na Universidade de Surrey.

 

Cristina Ioan tem-se apresentado em muitos concertos tanto como solista como também membro de vários grupos de câmara em países como Portugal, Roménia e Emirados Árabes Unidos. Está envolvida em projetos de disseminação de novas obras para flauta tendo também estreado várias peças que lhe foram dedicadas por diversos compositores. Em paralelo mantém uma atividade pedagógica e de investigação, estando atualmente a lecionar na New York University Abu Dhabi e a acabar o doutoramento na Universidade de Aveiro.

Rivoli

Praça D João I, Porto

223 392 201

Contactos

Travessa da Formiga nº 65
Espaço 1, Piso 1
4300-207 Porto
(+351) 223 320 419

financiamento
parceiros
parceiros
apoios
apoio à divulgação