Cosas que se olvidam facilmente
Xavier Bobés · ES
Estreia Nacional
13, 14, 15 Out · 15h, 18h, 22h
Rivoli · Piso 5
75' + 15' · M16
Um espetáculo para uma plateia de cinco pessoas
Conceção e Interpretação Xavier Bobés
Figurinos Antonio Rodríguez
Coprodução Xavier Bobés, Festival TNT 2015 - Terrassa Noves Tendències, em cooperação com L'Animal a l'Esquena
Xavier Bobés é artista residente do Centro Artístico l'Animal a l'Esquena, Celrà (Girona, Espanha) desde 2013
No ano passado, percebi que a minha memória começava a desvanecer-se. Também notei que a minha mãe começava a esquecer-se de coisas, com grandes falhas na sua memória. Coisas que se esquecem facilmente é um espetáculo fotográfico que transforma memórias e, no esquecimento, inventa outras novas. Uma breve história de Espanha na segunda metade do século XX. Um jogo de cartas transformado num espetáculo.
À volta de uma pequena mesa, no cenário íntimo de uma sala, uma poderosa sequência de experiências sensoriais, vista de muito perto, invoca velhas memórias e inventa outras novas. Através desta miscelânea de paisagens e sons, objetos e fotos, desenvolve-se uma história fascinante numa forte sequência que explora a memória e a identidade. Como um mágico, ou um médium numa sessão, Xavier Bobés manipula tanto o passado como o futuro.
Ator, criador cénico e manipulador. Autodidata. Apaixonado pela poesia dos objetos.
Xavier Bobès desenvolve o seu trabalho na Cia. Teatro de Objetos PLAYGROUND – nome dado ao método de trabalho e de pesquisa no âmbito dos objetos quotidianos dando-lhes novos significados em contextos inesperados enquadrados num mundo de imaginação. Este método implica um processo longo, íntimo e solitário, com o objeto a manipular inicialmente, evoluindo para a 2ª fase em que estabelece um diálogo criativo com a equipa artística que contribui com a sua perceção e sugere possíveis interpretações.
Rivoli
Praça D João I, Porto
223 392 201
Contactos
Travessa da Formiga nº 65
Espaço 1, Piso 1
4300-207 Porto
(+351) 223 320 419





