Phobos
Sonoscopia
18 Out · 21h, 22h30
Mosteiro de São Bento da Vitória – Sala do Tribunal
40' · M12
Conceção e direção Gustavo Costa
Criação de novos instrumentos Henrique Fernandes, Gustavo Costa, Alberto Lopes
Músicos e criadores de instrumentos convidados Hanna Hartman, Vincent Martial, Thierry Madiot
Programação e robótica Tiago Ângelo, João Menezes
Composição Carlos Guedes, Rui Dias, José Alberto Gomes
Conceção cenográfica Igor Gandra
Vídeo Miguel C. Tavares
Produção executiva Patrícia Caveiro
Produção Sonoscopia
Apoio técnico Digitópia
Apoio logístico Teatro de Ferro
Registo fotográfico Rui Pinheiro
Estrutura financiada por República Portuguesa – Ministério da Cultura / DGArtes
Parceiros GNRation, NYU Abu Dhabi, CCVF, 23 Milhas, Festival Bons Sons
Phobos é um conjunto de pequenos robots e dispositivos de geração automática de música que se agregam numa Orquestra Robótica Disfuncional, uma orquestra de estranhos instrumentos com defeitos, mutações genéticas e comportamentos errantes. Phobos representa uma crítica da sobreposição tecnológica ao pensamento humano, da função do trabalho e das modernas formas de escravidão, fazendo também uma retrospetiva histórica das várias tentativas de libertação humana através das máquinas, das utopias tecnológicas, dos avanços e retrocessos das liberdades.
O seu nome provém da mitologia grega, onde Phobos é a encarnação do medo, sendo também o nome da maior lua de Marte, condenada a desaparecer devido à proximidade da sua órbita em relação ao planeta.
A SONOSCOPIA é uma associação/plataforma de criação, produção e promoção de projetos artísticos e educativos centrados essencialmente na área da exploração/ investigação sonora e do seu cruzamento interdisciplinar com várias áreas artísticas, científicas e pedagógicas. A Sonoscopia foi criada em 2011, tendo produzido até à data mais de 500 eventos, criações próprias, atividades pedagógicas e publicações em cerca de 20 países Europeus, Estados Unidos, Líbano, Brasil, Japão, Emirados Árabes Unidos e Tunísia. A Sonoscopia dispõe também de um espaço físico localizado na rua da Prelada, Porto, onde estão instalados vários estúdios devidamente equipados para a concepção e produção de criações na área da exploração e investigação electroacústica, dispondo também de um espaço de residências artísticas que tem acolhido dezenas de artistas de todo o mundo.
Mosteiro São Bento da Vitória
Rua São Bento da Vitória, Porto
223 401 900
Contactos
Travessa da Formiga nº 65
Espaço 1, Piso 1
4300-207 Porto
(+351) 223 320 419





