Isabel Alves CostaBolsa Isabel Alves Costa - 3ª edição

O Festival Internacional de Marionetas do Porto (FIMP), a Comédias do Minho (CdM) e o Teatro Municipal do Porto organizam a terceira edição da Bolsa de Criação Isabel Alves Costa, agora com carácter bienal, com consequente abertura de candidaturas para uma nova criação no domínio das artes performativas, a ser trabalhada em residência e a circular pelos dois territórios de ação da CdM e do FIMP – o Vale do Minho e o Porto, respetivamente. O projeto vencedor será apresentado em coprodução com o Teatro Municipal do Porto.

A Bolsa de Criação surge como vontade de abertura a novas propostas. Com este gesto, alarga-se o espaço já existente no panorama artístico legitimado, contribuindo para a renovação do tecido artístico na sua relação com públicos e territórios. Serão privilegiados projetos de pequeno/médio formato e grande portabilidade, em que a liberdade de criação e inovação, o cruzamento de linguagens e o pensamento estruturado sejam claros eixos de trabalho e exercício artístico.

Podem candidatar-se artistas ou estruturas (individuais ou coletivos) que preencham os requisitos abaixo definidos. A Bolsa de Criação é lançada em 2017, com anúncio na conferência de imprensa do Fimp, durante o mês de Setembro, e implementada no decorrer do ano de 2018, segundo calendarização abaixo definida. As estruturas promotoras reservam-se o direito de não atribuir esta Bolsa, caso o universo de propostas apresentadas não assegure a qualidade reclamada para o projeto.

Calendarização da Bolsa de Criação Isabel Alves Costa em 2017/18

Requisitos da Bolsa de Criação Isabel Alves Costa em 2018

Outros requisitos no Vale do Minho

Outros requisitos no Porto

As estruturas promotoras e o coprodutor preparam um orçamento de participação que viabilize o projeto vencedor, até um montante máximo de 24.000,00 €, o que não exclui projetos de dimensão menor. A esta participação orçamental direta juntam-se outras participações, definidas abaixo:

Participação na Comédias do Minho

Participação no FIMP

Participação no Teatro Municipal do Porto

Apresentação do projeto

Para mais informações sobre as estruturas promotoras

fimp.pt

comediasdominho.com

teatromunicipaldoporto.pt