WOP – Workshop

Animatéria – o laboratório da matéria animada

Igor Gandra

23 Out, 16h

Sala de Ensaios Teatro de Ferro

Entrada gratuita

Inscrição obrigatória até 20 Out: comunicacao@fimp.pt
© Teatro de Ferro

Duração 3h

Público-alvo Profissionais e estudantes de áreas artísticas

Lotação 15 participantes

Co-apresentação FIMP, Sala dEnsaios TdF

Objectos, marionetas e formas animadas. O nosso corpo no espaço, as coisas e os objectos. É este o ponto de partida.

Este laboratório é um espaço de experimentação em que se trabalha sobre as relações entre corpo e objecto nas artes performativas.

O corpo dos performers, actores, bailarinos, marionetistas, malabaristas, acrobatas, cantores, etc. convive no palco, no estúdio, na sala de ensaios com outros corpos que não só ocupam espaço como afirmam o seu modo próprio de estar presentes. De que forma as coisas e os objectos comunicam com cada um, performers ou espectadores? Será que também comunicam entre si? Como inventar uma co-habitação diferente, mais interessante e mutuamente enriquecedora, com estas presenças-não-humanas? Que relações podemos imaginar e construir a partir destas formas mais ou menos secretas de comunicação? E uma marioneta, o que terá a dizer sobre tudo isto?

Estas são algumas questões que animam este laboratório prático, especulativo e experimental. O laboratório da Matéria Animada é dirigido a todos, das artes performativas às artes plásticas e seus cruzamentos, a todos os que sintam curiosidade e se desejem aventurar no universo da animação poética da matéria.

Esta actividade integra o contexto das práticas experimentais da Sala d'Ensaios TdF – Teatro de ferro/Travessa da Formiga e terá continuidade ao longo dos meses seguintes.

 

Igor Gandra é encenador, cenógrafo e marionetista. Co-dirige o Teatro de Ferro e é director do Festival Internacional de Marionetas do Porto.

Contactos

Travessa da Formiga nº 65
Espaço 1, Piso 1
4300-207 Porto
Portugal

(+351) 223 320 419

apoios
apoios
apoios
apoios
apoios