Kitsune
Teatro de Marionetas do Porto
20 Out, 21h30
Teatro Rivoli – Auditório Isabel Alves Costa
50' · M12
Encenação e cenografia Rui Queiroz de Matos, Júlio Vanzeler
Marionetas e ilustração Júlio Vanzeler
Figurinos Patrícia Valente
Música Pedro Cardoso
Desenho de luz Filipe Azevedo
Interpretação Micaela Soares, Rui Queiroz de Matos, Vitor Gomes
Produção Sofia Carvalho
Design gráfico e assistência de produção Pedro Ramos
Operação de luz e som Filipe Azevedo
Técnicos de construção João Pedro Trindade, Rosário Matos
Construção de figurinos Carla Pereira
Fotografia de cena Susana Neves
Co-produção Teatro de Marionetas do Porto, CineTeatro Constantino Nery
O Teatro de Marionetas do Porto é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura, Direção-Geral das Artes
marionetasdoporto.pt
A morte esquece-se no ritmo acelerado do dia-a-dia, no afastamento da natureza, principalmente nos grandes centros urbanos, oculta-se essa realidade tornando-a algo que, apesar de inevitável, parece poder ser constantemente adiada.
Nas grandes cidades morre-se cada vez mais só.
Da reflexão sobre a morte surge também e inevitavelmente uma reflexão sobre a vida, sobre o estar vivo e sobre o antigo ritual de encontro e aceitação da morte como parte do ciclo natural.
Este projecto pretende ser um elogio da vida, do reencontro com a simplicidade, do brincar, do amar, do prazer encontrado nas pequenas tarefas diárias, do recordar sem arrependimentos e de calma, mas também de resgatar a possibilidade de dizer adeus.
Olhar a morte nos olhos, servir-lhe uma sopa quente e dar-lhe a mão.
O Teatro de Marionetas do Porto constitui-se em Setembro de 1988, uma data simbólica que coincide com a apresentação da companhia na selecção oficial do Festival Mondial des Théâtres de Marionnettes, em Charleville-Mézières.
A prática teatral da companhia revela uma visão não convencional da marioneta e o entendimento do teatro de marionetas como uma linguagem poética e imagética evocativa da contemporaneidade.
A pesquisa vai no sentido de encontrar novas formas de concepção das marionetas, no limite objectos cinéticos, e novas possibilidades de explorar a gramática desta linguagem teatral, no que diz respeito à interpretação e à relação transversal com outras áreas de expressão como a dança, artes plásticas, música e a imagem.
No ano em que comemorou 25 anos (2013), o Teatro de Marionetas do Porto realizou o grande sonho do seu fundador João Paulo Seara Cardoso (1956-2010), a abertura do Museu das Marionetas do Porto.
Contactos
Travessa da Formiga nº 65
Espaço 1, Piso 1
4300-207 Porto
Portugal
(+351) 223 320 419




