Cabaret Berlinn
Peter Waschinsky
19 e 21 Out, 21h
Mosteiro São Bento da Vitória – Sala do Tribunal
60' · M12
Concepção e interpretação Peter Waschinsky
www.peter-waschinsky.de
Um espectáculo divertido? Sim. Uma peça de marionetas? Claro que sim! Mesmo que as marionetas de Waschinsky não sejam perfeitas, mesmo que este não seja o teatro de objectos do costume. Ele actua sempre mais ou menos à vista do estimado público, mas o enfoque é colocado na expressão das suas não-marionetas.
Neste cabaret as portas de Brandenburgo dançam, alguns dedos cantam como Liza M. e alguns malabaristas fazem malabarismo, o que não deixa de ser espantoso – tudo isto num sonho de cabaret. Ah, e o Urso de Berlim constrói um novo aeroporto que parece que nunca mais fica pronto.
Apresenta também a sua curta-metragem dos anos 80. Baseada numa peça de Brecht, fala da manipulação de pessoas como se de objectos se tratassem. Um tema sensível no período socialista, segundo o autor. E hoje?
Quando Peter Waschinsky veio da Alemanha de Leste para o Ocidente, no final da década de 70, teve um enorme sucesso com "Earthworms" – representada, sobretudo, com as mãos nuas e poucas palavras. Na Alemanha de Leste trabalhou como marionetista e encenou peças de Brecht, Goethe, Mendelssohn – e muitos textos seus. Em Berlim trabalha também como autor – de canções e de teatro de marionetas. Mas, em CABARET BERLINN actua silencioso ou com muito poucas palavras num inglês muito simples.
Peter Waschinsky nasceu em 1950 em Berlim-Leste. Aí estudou a arte da marioneta, na famosa "Ernst Busch", onde também ensinou. Estudou pantomima, que é influenciada pela marioneta. Fundou o Puppentheater Neubrandenburg, uma das mais importantes companhias de marionetas da Alemanha de Leste. Dirigiu textos de Brecht, Goethe, Kleist em várias companhias de marionetas e também óperas. Fundou cabarets em Berlim Leste.
Contactos
Travessa da Formiga nº 65
Espaço 1, Piso 1
4300-207 Porto
Portugal
(+351) 223 320 419




